A atriz Regina Duarte foi condenada na justiça e terá que pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 74 mil até o próximo dia 13, resultado de um caso envolvendo a atriz e Janaina Diniz Guerra, filha de Leila Diniz. A medida foi aplicada após Regina não obedecer a ordem judicial de se retratar pela publicação indevida da imagem de Leila Diniz em um vídeo de apoio ao golpe militar.
A foto em questão, datada de 1968, mostra Leila Diniz ao lado de outras personalidades como Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara e Norma Bengell, protestando contra o regime militar. No entanto, a justiça entendeu que Regina desvirtuou o propósito da manifestação ao indicar que Leila teria apoiado o regime militar de 1964.
A condenação de Regina Duarte ocorreu em maio pelo Juizado Especial Cível da Lagoa, no Rio de Janeiro. Janaina Diniz Guerra, filha de Leila Diniz, ajuizou a ação após Regina compartilhar um discurso de Jair Bolsonaro em que usava a foto da artista para corroborar suas declarações.
Janaina expressou indignação com o uso da imagem de sua mãe e alegou a importância de preservar a memória e o legado de Leila Diniz. Além da indenização, Regina Duarte foi ordenada a remover o vídeo de suas redes sociais em até 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
A advogada Maria Isabel Tancredo, especialista em responsabilidade civil, representando Janaina Diniz, sustentou o legado de Leila Diniz em defesa da liberdade e contra o período militar, repudiando a associação indevida de sua imagem a uma defesa do que ela não compactuava, segundo a defesa.