Os valores de referência do hemograma completo geralmente variam de acordo com o sexo e a idade do paciente, além de apresentarem diferenças em função do laboratório que realizou o exame.
O hemograma é utilizado para avaliar aspectos sanguíneos como o número de glóbulos vermelhos, leucócitos e plaquetas, sendo útil para identificar a presença de infecções, anemia ou excesso de ferro, por exemplo.
Geralmente, há sinal de infecção quando ocorre um aumento dos leucócitos, enquanto um aumento dos eosinófilos pode indicar alergia. A interpretação do hemograma deve ser feita pelo médico que solicitou o exame, que levará em consideração os sintomas do paciente.

Calculadora do hemograma
Caso queira saber o que o resultado do exame pode indicar, coloque aqui os dados:
1. Valores em homens
A tabela a seguir indica os valores de referência do hemograma em homens:
2. Valores em mulheres
A tabela a seguir indica os valores de referência do hemograma em mulheres:
Hemograma na gravidez
No caso das gestantes, o leucograma pode apresentar valores normais de referência diferentes de acordo com o trimestre da gestação e a idade da mulher. Há variação no número de glóbulos brancos. É importante consultar os valores de referência do leucograma na gravidez.
Em relação à série vermelha, não há alteração nos valores de referência; no entanto, é comum observar alterações nos níveis de hemácias e hemoglobina devido à maior necessidade de oxigênio para o bebê e à hemodiluição do sangue. Esses parâmetros devem ser avaliados pelo médico, que determinará se há necessidade de tratamento.
3. Valores em crianças
A tabela a seguir indica os valores de referência do eritrograma em crianças:
O que significam valores alterados
Para interpretar os resultados do hemograma completo, é fundamental consultar o médico que solicitou o exame, pois uma alteração nos valores do exame não significa automaticamente que há um problema de saúde.
Quando há modificações nos resultados do hemograma, o médico deve avaliar o paciente, considerando os sintomas apresentados e os resultados de outros exames.
Muitas vezes, uma alteração ligeira em algum dos valores do hemograma não representa, necessariamente, um problema de saúde. É importante saber como interpretar os resultados do hemograma.