
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (9) os áudios do VAR da partida entre São Paulo e Palmeiras, no Morumbi, vencida pelos visitantes por 3 a 2. O jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, foi marcado por polêmicas e trocas de farpas entre as diretorias. O técnico Hernán Crespo criticou a arbitragem, enquanto Abel Ferreira insinuou que o jogo teria um desfecho diferente se Bobadilla tivesse sido expulso.
Fifa autoriza divulgação de áudios
A CBF solicitou autorização à Fifa para divulgar os áudios, já que não houve checagem no monitor durante a partida. O lance que gerou mais controvérsia foi um possível pênalti de Allan em Tapia, quando o placar estava 2 a 0 para o São Paulo. A Comissão Nacional de Arbitragem decidiu afastar os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva para um período de reciclagem.
O diálogo
- Ramon Abatti Abel: “Escorregou, escorregou. Jogador escorrega (não audível) pode seguir”
- VAR: “Ouvimos, Ramon. Vamos checar agora.”
- Abatti Abel: “Pra mim, ele escorrega. O jogador bate nele e cai. Não tem nenhum tipo de entrada aqui.”
- VAR: “Olha só. Pela câmera 1, nós temos uma bola que está saindo da área e um jogador do Palmeiras que escorrega e ele tem um contato com o seu adversário. Totalmente acidental e é provocado justamente por esse escorregão… Agora deixa eu ver se está dentro do contexto.”
- Abatti Abel: “Pra mim foi um choque, o jogador escorrega, a bola está passando. Para mim é um choque, o jogador escorregou.”
- VAR: “É uma bola que está saindo da área, está totalmente acidental por esse escorregão. Ramon, é justamente o que você narra. Nós temos um jogador do Palmeiras que escorrega e esse contato com o atleta é acidental. É uma bola que está saindo da área e é claramente provocado pelo escorregão.”
- VAR 2: “E a bola já tinha passado pelo jogador.”
- Abatti Abel (para jogadores em campo): “O jogador escorregou. Os dois estão olhando para a bola. Foi um choque de jogo. Não é uma entrada, tá bom? Acabou.”
- VAR: “E, Ramon, ainda confirmo para você que a bola não está para nenhum dos dois atletas.”
- Abatti Abel (para jogadores em campo): “Respeita a minha decisão. Não é falta nem fora e nem dentro. Não é. Pode ir.”