A Receita Federal concedeu autorização para a Temu, operação de comércio eletrônico internacional da Pinduoduo, a terceira maior plataforma de serviços digitais da China, atuar no Brasil através do programa Remessa Conforme.
O programa possibilita que a empresa chinesa importe mercadorias com valor inferior a US$ 50 sem a necessidade de pagar o imposto de importação de 60%, além de facilitar o processo de liberação das cargas. Com essa garantia, a Temu pretende se estabelecer no mercado brasileiro.
A Temu foi lançada em 2022 pelo grupo chinês Pinduoduo e combina elementos das operações da Shopee e da Shein, oferecendo uma vasta gama de produtos, desde móveis e eletrônicos até roupas e utensílios domésticos de baixo custo. Com o slogan “compre como um bilionário”, o aplicativo da Temu estreou nos EUA, fora da China, e rapidamente conquistou popularidade, ultrapassando as vendas da Shein no país.
Na América Latina, a Temu já está presente em países como Chile, Colômbia, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. Desde maio de 2023, tornou-se o aplicativo de compras mais baixado do mundo.