
Em comemoração aos 40 anos da estreia de Chaves no Brasil, a Editora Hagnos, por meio do selo United Press, lança “O Diário do Chaves”. O livro é uma celebração ao legado de Roberto Bolaños, criador da série campeã de audiência na TV brasileira, e que por muitos anos foi o programa número um no quesito de humor e entretenimento nos lares do país.
Publicado originalmente em 1995, o livro chega agora em edição especial, com capa dura, tradução revisada, projeto gráfico exclusivo e conteúdos extras que ampliam a experiência de leitura. Elaborado pelo criador do personagem, a obra conta, em formato de diário, a trajetória de um dos personagens mais amados da TV mundial.
Com altos índices de audiência, em 1972 nasceu o personagem Chaves, cerca de um ano e três meses após o Chapolin, na Televisión Independiente de México (TV TIM). Chaves estreou como seriado em 26 de fevereiro de 1973, após uma fusão entre o canal 8 e o canal 2, criando a Televisa. Ao longo da década de 1970, o elenco realizou diversas turnês pela América Latina. Em 1979, a série marcou a sua última temporada com o episódio: A Despedida do Chapolim.
No Brasil, a série estreou em 24 de agosto de 1984 no programa TV Powww, exibido no SBT e apresentado por Paulo Barboza, com o primeiro título: As Aventuras de Chaves. A série foi dublada por Marcelo Gastaldi, que era a ‘voz do Chaves’ e dono do estúdio MAGA Produções Artísticas. O programa fez grande sucesso, conquistando milhares de fãs, e sua 4ª e última parte da história estreou no Brasil em 24 de janeiro de 2014, pelo SBT, quase 30 anos após a chegada de Chaves ao país. Em 2018, o canal pago Multishow, do Grupo Globo, adquiriu todos os episódios para exibição em ordem cronológica.
Após 25 anos no ar, Roberto Gómez Bolaños, o maior comediante latino-americano, vestiu pela última vez o figurino do Chaves em 1995 para promover o lançamento original de “O Diário do Chaves”, no México.
Diferentemente da série, no livro o leitor é convidado a olhar para além do barril, conhecendo a verdadeira essência do pequeno Chaves, suas primeiras memórias e sua forma de enxergar o mundo.
A edição brasileira inclui o prefácio de Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, que contextualiza a importância da obra. Também há uma homenagem do comediante e apresentador Danilo Gentili, fã incondicional de Chaves, que afirma que sua inspiração para a comédia e o stand-up comedy começou com a série e impactou gerações.
Há também um texto de Florinda Meza, viúva do autor, sobre a trajetória histórica do personagem. A obra conta com uma biografia detalhada de Roberto Gómez Bolaños e um álbum de fotografias raras do universo de Chaves.
A edição apresenta texto e ilustrações originais, feitas à mão por Roberto Gómez Bolaños. A relevância dessa obra é intrínseca ao valor e à memória afetiva que ela possui para milhões de brasileiros que assistem ao Programa ‘Chaves’ há mais de 40 anos na TV.
Seu alcance e conexão por meio do entretenimento atingem tanto as gerações que cresceram assistindo ao programa quanto os novos leitores que se mostram curiosos sobre este fenômeno cultural mundial.
O livro resgata um ícone que permanece vivo no imaginário popular.
Ficha Técnica:
Nome: O Diário de Chaves – Roberto Gómez Bolaños
Preço: R$ 59,90